5 atividades sobre o valor dos hábitos saudáveis na escola: confira!

0

Ensinar os hábitos saudáveis na escola são uma construção importante que podem dizer muito sobre nossa saúde e qualidade de vida, criar hábitos saudáveis fica muito mais fácil quando fazemos isso com suporte e companhia de uma rede de pessoas. 

A escola é um espaço onde crianças e jovens passam um grande período do seu tempo, e se considerarmos o desenvolvimento constante ao qual estão envolvidas, pode ser um espaço produtivo e fértil para criação e desenvolvimento de hábitos saudáveis na escola. Isso pode gerar uma outra consciência, voltada ao que garante qualidade de vida.

O que são hábitos saudáveis e porque valoriza-los?

Se pensarmos em um adulto e em seus hábitos, peguemos de exemplo um hábito alimentar não tão construtivo assim, como um alto consumo de alimentos processados, que comumente vemos hoje, ou um hábito agradável de acordar cedo mesmo no fim de semana, certamente saberemos que isso não surgiu do nada. 

Desenvolvemos e aprendemos nossos hábitos, por isso é essencial ensinar formas de construir hábitos saudáveis na escola.

5 atividades sobre o valor dos hábitos saudáveis na escola confira! (3)
Fonte/Reprodução: original

Hábitos saudáveis podem ser entendidos como comportamentos praticados, com uma certa persistência e constância, que visam garantir uma melhor qualidade de vida de forma geral, para o bem estar do nosso organismo como um todo. É sobre criar uma boa relação com aspectos fundamentais que nos possibilitam viver bem.

Pequenos comportamentos diários podem registrar um hábito em nossa rotina, e quando falamos em saúde, entendemos ser um conceito amplo, que não se trata de uma ausência de doença, mas sim de um cultivo constante de cuidado com nosso corpo, nossas emoções, pensamentos, nossa relação com os outros e com a vida de forma geral.

Como dito, os hábitos saudáveis na escola não surgem do nada, mas sim de uma prática diária. Pesquisas demonstram que alguns adultos encontram dificuldades para mudar hábitos não saudáveis, observe, dificuldades, não é impossível! 

O ambiente e a dinâmica em que crescemos podem dizer muito sobre a construção de nossos hábitos. A fase da infância e adolescência certamente são momentos cruciais para aprendizagem de hábitos, que poderão nos acompanhar durante toda uma vida, justamente por ser um momento em que nos desenvolvemos, e ao mesmo tempo, nossa relação conosco próprio e com o mundo.

Desenvolver hábitos saudáveis na escola podem garantir uma experiência de vida de mais qualidade, nossa disposição, sensação de bem-estar, nosso humor são todos atravessados pela qualidade de nossos hábitos. 

Uma alimentação baseada em orgânicos e alimentos direto da terra, correspondem a uma nutrição básica necessária para nosso funcionamento, o exercício e movimento do corpo fazem a manutenção de sinapses importantes para o funcionamento cerebral, assim como o descanso, através de noites saudáveis de sono e momentos de desligamento para descanso mental. 

Hábitos saudáveis na escola podem garantir uma boa qualidade de vida, e permitem evitar uma série de problemas e doenças.

Quais os 05 melhores estímulos e hábitos na escola para uma vida saudável? 

Por falar em evitar problemas e doenças, existem alguns hábitos que são fundamentais no espaço escolar, principalmente ao considerar o momento que ainda vivemos, que são hábitos de higienização. 

Construir o hábito de lavar as mãos adequadamente, assim como os alimentos (frutas) e evitar o compartilhamento de garrafas de água, podem evitar transmissões de doenças e garantir a segurança nesse momento pandêmico.

5 atividades sobre o valor dos hábitos saudáveis na escola confira! (2)
Fonte/Reprodução: original

A alimentação que já é um hábito diário, pode se tornar um hábito saudável se praticado nos ambientes de convivência como a escola, apostar em uma alimentação que pense nos diversos e distintos nutrientes que o organismo precisa e evitar alimentos processados, já uma opção da maioria das escolas. 

Além da merenda, muitas instituições hoje distribuem frutas, e dialogar sobre a diferença e importância desse tipo de alimentação é um fator enriquecedor.

Apenas ofertar alimentos saudáveis pode não surtir efeito se a intenção é criar esse hábito na vida para além da escola, por isso, um dos hábitos saudáveis na escola que podem ser praticados é envolver de alguma forma as crianças e jovens com esses alimentos. 

Isso pode se realizar de diversas formas, atividades dinâmicas podem ser desenvolvidas para preparar uma refeição, criar momentos de diálogo a respeito, antes ou após as refeições pode trazer consciência desse ato de se alimentar.

Hidratação, essa é uma máxima, todas sabemos da importância de se hidratar. Esse é um hábito fundamental para garantir bom funcionamento e bem-estar a longo-prazo. Trabalhar o hábito de beber água também pode ser construído de forma conjunta no ambiente escolar, através de toques e estímulos, uma vez compondo a rotina escolar, é mais fácil isso fazer parte da rotina dessa pessoa de forma geral.

A importância do cuidado com o corpo também não pode ser deixada de lado, aproveitar as pausas entre uma aula e outra, ou criar um momento direcionado a exercícios físicos, como um simples alongamento de quem fica horas sentado em uma cadeira, podem desenvolver outra consciência de cuidado físico.

Como trabalhar o tema alimentação como um dos hábitos saudáveis na escola?

A alimentação se aprendida desde o início da vida de maneira adequada pode se tornar um hábito de grande diferencial na vida de alguém, se trata de alimentar esse corpo como um todo já que a alimentação afeta desde nosso funcionamento fisiológico, a qualidade de nossas emoções e nosso funcionamento mental. É um caminho seguro rumo a uma qualidade de vida.

Qualidade de vida pode existir a partir de uma relação adequada com a forma de se alimentar e isso certamente começa com a criação de hábitos saudáveis. Isso é muito mais fácil de ser criado na infância, uma ponte entre a escola e o ambiente familiar podem garantir isso.

Interações com o alimento, utilizar de maneira criativa para abordar o assunto da alimentação. É importante criar diferentes atividades e momentos, para que de fato isso exista no dia a dia, e não em uma fala isolada que pode ser facilmente esquecida. Compor o dia a dia com atividades e momentos criativos pode facilitar a incorporação dessa relação alimentar de forma saudável no entendimento de cada um e isso ser levado para a vida.

Pais e Filhos: hábitos de uma boa educação

O ambiente escolar é importante e de grande influência para o desenvolvimento da criança e do jovem e de alguns hábitos, mas de nada adianta se isso não existir esse exercício também no seu espaço diário de convivência, que é a própria residência e as pessoas que ali convivem todos os dias.

Como vimos, os hábitos são relações que tecemos dia após dia, através da prática, e que podem nos acompanhar ao longo de toda uma vida (claro que transformamos nossos hábitos de acordo com o que faz sentido conforme vivemos).

Ao tratarmos de seres em desenvolvimento, sejam crianças ou jovens, estimular os hábitos aprendidos na escola, também em casa, facilitam a incorporação disso na vida dessas pessoas justamente por começar a fazer parte de sua relação com a vida, com a alimentação, com a hidratação, organização, e cuidados com o corpo como vimos.

A principal, e diria a mais eficaz, forma de ensinar alguém é através do exemplo, da autenticidade de viver aquilo e demonstrar isso ao outro como possibilidade, e se tratando de hábitos saudáveis, conforme estes demonstram suas boas consequências dia após dia, um exemplo benéfico pode ser bastante atraente.

Leave A Reply

Your email address will not be published.