Atividades de letramento e alfabetização com mensagens de formatura

0

Para ampliar a produção de novidades, na prática das atividades de letramento e alfabetização, um método de incentivo diferenciado pode ser associado ao ensino. A escolha de mensagens de formatura, por exemplo, como ferramenta aliada à aprendizagem, se encaixa em um espaço específico do aluno, isso faz com que o aprendiz se interesse mais pelo que está exposto, e o aproxime de sua realidade.

Atividades-de-letramento-e-alfabetizacao-com-mensagens-de-formatura
Fonte/Reprodução: original

Atualmente, dispomos de diversas tecnologias, que nos possibilitam executar um planejamento bem elaborado, que visa o sucesso do ensino-aprendizagem. 

O que são o letramento e a alfabetização?

Definir o conceito de letramento é considerar que as práticas de leitura e escrita são como um conjunto de práticas sociais, que interagem entre si. O sujeito focaliza aspectos como a cultura e historicidade, voltado para o âmbito da aprendizagem coletiva. 

A alfabetização oferece a aquisição do sistema simbólico da escrita para as chamadas práticas de linguagem, no processo de escolarização, mais individualizada. 

O letramento transcende as práticas de alfabetização, não só relacionado ao uso da escrita e leitura no aspecto de símbolos, como a alfabetização. Atividades de letramento têm consequências sociais-históricas na vida do indivíduo. Entende-se por letramento todo processo pelo qual o indivíduo passa a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita com facilidade, e por assim, associar diversos assuntos. 

Como fazer uma atividade de letramento?

Para fazer uma atividade de letramento, é preciso atentar-se às características que essa condição exige. As atividades são parte de um processo de ensino-aprendizagem que não se resume à decodificação das letras, é de fato, capacitar o aluno para uso das tecnologias de alfabetização em sua realidade.  

Por isso, é muito importante, criar uma consciência de leitura e escrita no aluno com métodos aplicáveis ao seu meio social. O ideal é que a atividade seja contextualizada com o cotidiano do sujeito, assim ele conseguirá visualizar com mais facilidade, como a leitura e a escrita têm dimensões abrangentes. 

Como as atividades de letramento podem sugerir atividades de alfabetização?

Os processos de ensino da leitura e escrita, são o início do desenvolvimento da criança. Começa nos anos escolares, na infância e percorre pelo decorrer do tempo. 

Uma criança letrada, que compreende e desenvolve bem a interpretação pode a partir daí, se alfabetizar com mais tranquilidade. 

A diferença significativa de uma atividade de letramento para uma atividade de alfabetização, auxilia o educador a estimular a criança a se desenvolver nos dois âmbitos, de maneira paralela. 

Importante frisar que o conceito de meio social, pode e deve ajudar na produção das atividades de alfabetização, a criança possui habilidades maiores para lidar com o que lhe é conhecido, por isso interações do convívio familiar, sociedade e cultura, devem fazer parte nas atividades de alfabetização. 

Como utilizar atividades de letramento e alfabetização como incentivo ao aprendizado?

Uma maneira de utilizar as atividades de letramento e alfabetização como incentivo ao aprendizado é trabalhar de forma lúdica, já que se trata de crianças em seus anos iniciais escolares. 

 O lúdico é uma ferramenta pedagógica importante para a construção do aprendizado em qualquer fase da vida escolar. Brincadeira e jogos podem estar presentes nas atividades, isso faz com que aprender seja algo natural e fluido. O ambiente com brincadeiras pedagogicamente estimulantes, trabalham o lado cognitivo, motor e sensorial da criança, além de incentivar as relações interpessoais. 

Quais os tipos de ideais para atividades de letramento e alfabetização?

Para tornar o momento da aprendizagem mais enriquecedor, algumas atividades podem ser desenvolvidas e auxiliar nesse processo. Quanto mais cedo a criança for inserida em um ambiente estimulante e propício, mais chances de sucesso na aprendizagem. 

Existem diversas possibilidades de atividades quando falamos em letramento e alfabetização. Algumas podem ser feitas até mesmo em casa, com a participação dos pais, assim, envolve-se o meio social e o cotidiano da criança, é de suma importância que a família construa um núcleo alfabetizador.

Na Educação Infantil o processo com as atividades ganha outros rumos, novos conhecimentos podem ser abordados através das atividades:

Varal de Letras

Para um primeiro contato com as letras e discernimento dos sons que elas representam. As crianças recortam e colam as letras no varal que fica exposto na sala. Atividade simples, mas muito eficaz. 

Leitura Interativa

A ideia é criar uma rotina de leitura com as crianças e desenvolver o senso de interpretação de cada uma delas. Deixar parte da história em aberto, como detalhes de roupas dos personagens, ou até mesmo o final do enredo, por conta da imaginação e criatividade dos pequenos. 

Aprender com Jogos

Jogos Educativos são uma excelente proposta de atividade. Caça palavras, palavras cruzadas e dominó de palavras, trabalhados pedagogicamente com dispositivos de imagem e cor, auxiliam muito na construção do vocabulário. 

Prática da Escrita

A proposta da atividade é que as crianças conheçam a forma escrita, se familiarizem com a inicial do nome por exemplo, e tentem reproduzi-la de forma criativa, com o uso de giz de cera, tinta guache, glitter e papel picado. 

Músicas e Cantigas de Roda

O uso de música na alfabetização já é feito há muito tempo, associar um momento descontraído à aprendizagem facilita o ensino do educador. Marcar palavras nas cantigas e trabalhar a separação de sílabas fonética, é um método eficaz na construção do saber.

Poesias e Rimas

A poesia proporciona a possibilidade de imaginação livre nas atividades de letramento. Nesta modalidade, a criança conhece a interação das palavras e suas rimas de forma divertida. O educador conduz a proposta ao incitar a participação dos alunos na formação de novas rimas.

Por que realizar atividades de letramento e alfabetização com mensagens de formatura?

Ao realizar atividades de letramento e alfabetização com mensagens de formatura, o educando recebe um incentivo realista, próximo do seu cotidiano sócio-cultural.

É possível, através das atividades, traçar toda uma trajetória baseada no processo de ensino-aprendizagem que a criança irá percorrer durante sua vida acadêmica. 

As mensagens de formatura tem uma espécie de caráter introdutório para a criança que dá seus primeiros passos na direção do letramento e alfabetização. Um apoio pedagógico considerado importante pelo corpo docente, já que enfatiza as relações interpessoais e suas conquistas. 

Onde encontrar atividades de letramento e alfabetização?

É possível encontrar diversas atividades com o tema letramento e alfabetização disponíveis na internet, com fácil acesso e muito didáticas. Assim como visto, os pais podem dar início ao processo logo cedo, nos primeiros anos de vida do indivíduo. 

O Edukbr oferece alguns exemplos de atividades para que pais e professores possam já de imediato introduzir à criança. 

A competência desenvolvida através do processo de aprendizagem,  na escrita e na leitura é a chamada alfabetização, o letramento se envereda pelo campo social dessa leitura e escrita. O maior desafio para os professores é entender a complexidade desses dois elementos e de como ambos precisam caminhar juntos. 

Não necessariamente uma criança alfabetizada pode ser considerada letrada, já que o uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais, é o que determina de fato, o conceito de letramento. 

Muitos especialistas dialogam sobre os efeitos da prática de alfabetizar letrando, os benefícios que o impacto social pode trazer a essas pessoas. Contudo, o que se pode dizer é que são inúmeras as vantagens em produzir atividades de letramento e alfabetização, pois estas, influenciam diretamente no meio social, cognitivo e discursivo do sujeito.

Leave A Reply

Your email address will not be published.