Como ensinar formas geométricas usando as paredes da escola: espaço lúdico

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A escola é sempre palco do desenvolvimento do conhecimento, e a educação infantil é uma das principais etapas da vida de todos nós. Há diversas possibilidades de atividades que ajudam na compreensão da criança e do seu desenvolvimento, das quais podem ser amplamente exploradas em espaços lúdicos.

Como ensinar formas geométricas usando as paredes da escola espaço lúdico
Fonte/Reprodução: original

O próprio espaço escolar pode se tornar parte do lúdico para as crianças, como paredes se tornando espaço para desenhos, o chão para brincadeiras e etc. Os espaços lúdicos vão ser fonte de desenvolvimento da criança, auxiliando no aprendizado mais prazeroso.

O que é  um espaço lúdico?

O espaço lúdico é o local em que as crianças podem desenvolver seu conhecimento de forma prazerosa, através de brincadeiras, de jogos, da fantasia, da leitura, do desenhar etc. É um ambiente que pode ser feito em casa ou na escola, e vai estimular a criança a trabalhar diversas formas de conhecimento. 

É importante que os espaços garantam uma boa movimentação da criança e que possua brinquedos diversos, dando possibilidades para a criança. É interessante também que possamos criar um ambiente aconchegante e organizado, para possibilitar uma melhor atenção e aprendizagem da criança.

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As atividades vão beneficiar a descoberta que a própria criança fará do seu conhecimento, buscando diversificar a aprendizagem. Ela pode correr, pular, conhecer histórias e se divertir com brincadeiras coletivas. Além disso, as atividades vão incluir os pequenos na vida social, da qual conhecerão novas crianças e poderão conhecer outras formas de entender as coisas.

Como um espaço lúdico contribui na educação infantil?

O espaço lúdico vai contribuir para que a criança possa desenvolver habilidades amplamente, como o pensamento, a interpretação, a concentração, dentre outras. Além de contribuir para o desenvolvimento da forma que a criança aprende, com mais atenção, responsabilidade e respeito ao outro, desde o seu primeiro momento educativo. Assim, além de contribuir para que a educação infantil seja melhor trabalhada, o espaço lúdico busca uma melhor aprendizagem, que seja mais interessante para quem aprende e que proponha a melhor forma para o desenvolvimento infantil.

Como podem ser elaboradas as atividades lúdicas? 

As atividades lúdicas podem ser elaboradas de várias formas pela sua interdisciplinaridade, ou seja, sempre se estará trabalhando diversos conhecimentos juntos. É importante que as atividades tenham sempre em foco a obrigatoriedade de se ter como base a aprendizagem da criança diante da sua atuação. 

Brincar ao mesmo tempo em que se diverte e se desenvolve é a melhor forma da criança poder compreender as coisas e vai facilitar o interesse que ela vai ter em relação àquele objeto do aprendizado.

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 As atividades devem considerar também a idade e a etapa em que a criança se encontra, já que nem todas as atividades podem ser praticadas por todas as crianças da educação infantil. A atividade lúdica errada não será interessante para os pequenos e isso fará com que a aprendizagem não seja positiva.

Na primeira infância, o desenvolvimento psicomotor é o principal foco das atividades lúdicas, crianças de zero a três anos estão aprendendo a lidar com os movimentos do próprio corpo e por isso é importante que as atividades estimulem esses movimentos. 

Já na segunda infância, é preciso que as atividades sejam desenvolvidas visando o conhecimento cognitivo de crianças de três a seis anos, como a memorização, atividades sobre linguagens.

Na terceira infância, quando as crianças têm de seis aos doze anos, o desenvolvimento social deve ser o foco das atividades, que podem incluir jogos ou brincadeiras em grupos, trabalhando o compartilhar e o respeitar o espaço do outro.

O que são as formas geométricas?

As formas geométricas são elementos que formam figuras com fechamento em linhas e com um espaço por dentro. Elas podem ser classificadas em dois grupos: planas e não planas. Planas sendo as que possuem duas dimensões, largura e altura e não planas sendo figuras de três dimensões, comprimento, largura e altura.

 Essas figuras representam formas que podemos observar em todo lugar, seja em um objeto ou espaço. As principais formas geométricas são: o triângulo, formado por três linhas retas iguais; o retângulo, formado por quatro linhas retas, duas maiores paralelas e duas menores; o quadrado, formado por quatro linhas retas iguais; e o círculo, formado por uma linha curva.

Quais as quatro principais formas geométricas?

As formas geométricas principais que podemos usar na educação infantil são aquelas que aprimoram o conhecimento da criança, e principalmente que se relacione mais claramente com o mundo e o que nele pode-se observar. As formas planas são mais interessantes para se usar. A educação infantil, por serem mais fáceis de serem trabalhadas.

O círculo pode ser observado em diversos lugares, desde a bola de futebol que a criança chuta, até no relógio na parede. O quadro pode ser observado em caixas e na estrutura das casas. O retângulo pode ser observado na forma da tevê, na janela etc. O triângulo, apesar de menos visível quanto os outros, também pode ser observado, como no pedaço de melancia, ou no cabide de roupas. 

Quais são as formas geométricas para a educação infantil?

Desta forma, é muito produtivo que as figuras sejam incluídas na educação infantil, já que reconhecê-las no mundo e nas coisas desenvolvendo a forma como a criança cria sua visão de mundo.

Sabendo da importância das formas geométricas para a educação infantil, a própria escola pode oferecer locais em que se pode desenvolver espaços lúdicos para a aprendizagem das formas. 

Como utilizar a parede da escola como espaço lúdico para ensino das formas geométricas?

Pode-se escolher uma parede específica, em algum lugar tranquilo para as crianças e ali montar um quadro para que as crianças possam desenhar as formas geométricas. Mais ou menos como uma folha de papel, a parede pode ser usada para que o ambiente faça parte da aprendizagem, utilizando tudo em volta como referência.

A criança terá o auxílio de um professor e poderá desenvolver seu conhecimento na forma de uma brincadeira, usando um local conhecido como seu ponto de concentração. O professor poderá primeiramente apresentar o ambiente lúdico, evidenciando objetos e figuras que podem ser reconhecidas e comparadas às formas geométricas. Depois disso, a criança poderá por si só tentar reconhecer as figuras e compreendê-las, para que possa desenvolver seus conhecimentos das formas geométricas ao mesmo tempo que reconhece seu ambiente e torna tudo aquilo parte da sua aprendizagem.

Qual o objetivo de trabalhar as formas geométricas em espaço lúdico?

O grande objetivo de trabalhar as formas geométricas em espaço lúdico é trazer a criança para um espaço em que o desenvolvimento da aprendizagem seja prazeroso e que o conhecimento das formas seja compreendido. 

A criatividade e o raciocínio vão ser fatores importantes na aprendizagem lúdica e isso vai proporcionar, de forma mais clara, uma melhor visão e compreensão das coisas. Sem o espaço lúdico, a dificuldade da criança em desenvolvimento pode ser um fator prejudicado sem o auxílio correto nesse momento da educação, e isso vai tirar as oportunidades que o conhecimento vai trazer à sua forma de pensar e interpretar as coisas.

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