Como utilizar cartas enigmáticas no ensino de escrita

0

Considera-se o uso de cartas enigmáticas como um dos melhores modelos de aprendizado a serem trabalhados no ensino de escrita, uma vez que, ao ser usada na rotina escolar, a prática da atividade educacional é de grande ajuda no processo de desenvolvimento das capacidades de integração, interpretação, leitura e raciocínio dos estudantes.

Como utilizar cartas enigmáticas no ensino de escrita
Fonte/Reprodução: original

Faça o entendimento agora mesmo sobre como fazer a utilização de cartas enigmáticas e a sua tamanha importância de seu uso ser feito no ensino de escrita.

O que são as cartas enigmáticas?

São as cartas enigmáticas nada mais do que um modelo de aprendizado em um formato de uma atividade educacional que o seu trabalho é feito com o uso da linguagem escrita mesclada com a linguagem não verbal.

O enigma é considerado como a base suporte, ou melhor, a peça essencial para que as cartas enigmáticas sejam, de um modo eficiente, trabalhadas no ensino de escrita. Por meio da formação de enigma que para de ser repassado para o leitor, as informações necessárias para leitura e, consequentemente, a compreensão da leitura do texto.

Como utilizar cartas enigmáticas no ensino de escrita (2)
Fonte/Reprodução: original

Encontra-se como o propósito de uma carta enigmática, o entendimento do sentido do escrito mediante ao uso de elementos como imagens e sons, os quais precisam ser compreendidos separadamente para que, posteriormente, seja feito a inserção de suas ideias através de sua junção com as palavras presentes na carta enigmática.

Contudo, esse é o modo fácil e prático em que é feita a compreensão de uma carta enigmática.

Como trabalhar com cartas enigmáticas na alfabetização?

Para trabalhar com cartas enigmáticas na alfabetização, é necessário que seja feito, primeiramente, um plano de aula para ser trabalhado com os estudantes que se relacione com a aquisição do alfabeto.

Entre outras palavras, existe uma necessidade que o educador tenha noção sobre o que será feito na sala de aula para saber como será incluso o uso das cartas enigmáticas para o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura dos estudantes.

Como se faz uma carta enigmática?

Para fazer uma carta enigmática, é recomendado que, no primeiro momento, seja feita uma aula com uma roda de conversa sobre o assunto que pode ser tratado a carta enigmática.

Para isso, o educador pode levar para sala de aula, uma pequena caixa que contenha uma carta enigmática dentro dela. Considere a dica de que seja feita uma pesquisa de textos que contextualizam um tema que seja do interesse geral dos estudantes.

Por exemplo, você, educador, pode fazer o uso de fábulas que contenham o significado que pode ser valioso para o aprendizado dos estudantes ao ponto de proporcionar uma aula significativa para o desenvolvimento de cada um deles.

Faça o pedido de que os seus estudantes tentem descobrir o que tem dentro de caixa e para a melhor facilitação da descoberta da carta enigmática, o educador pode dar dicas com as características da carta enigmática como, por exemplo, a presença de uma determinada imagem ou som para que, assim, seja oferecido uma pequena ajuda para o processo de adivinhação dos estudantes sobre a carta enigmática.

Caso haja a descoberta sobre a simbologia da carta enigmática, é recomendado que o educador faça a explicação sobre o que é uma carta enigmática para os seus estudantes, que se trata de uma espécie de jogo linguístico que usa as relações entre as palavras e as imagens e os sons para que seja feito a interpretação do texto por meio da linguagem verbal feita pelos estudantes para o educador.

Para deixar a atividade educacional mais abrangente, o educador pode fazer o questionamento para os estudantes sobre o que chamou a atenção de cada um deles na carta enigmática.

Além disso, pode ser feita a solicitação como um tema de casa em que os estudantes construam as suas próprias cartas enigmáticas a fim de testar os seus conhecimentos acerca do assunto em questão sobre as cartas enigmáticas.  

Os pais têm um papel muito importante nisso, uma vez que eles podem auxiliar os seus filhos a construírem uma carta enigmática de tamanha criatividade para que seja apresentada ao educador e aos colegas na próxima aula. Além disso, caso seja necessário, os pais podem encontrar modelos de cartas enigmáticas na internet para servirem de inspiração para que os seus filhos criem as suas próprias cartas enigmáticas.

Para a próxima aula, o educador deve chamar a atenção dos estudantes para formar uma roda de conversa em que eles devem fazer a apresentação de suas cartas enigmáticas tanto para o educador quanto para os colegas.

Cada estudante deve fazer a apresentação de sua carta enigmática e é necessário que conte como foi feita a sua apresentação, com quem ela contou com a ajuda na hora da criação da carta enigmática.

Depois de ser feito a apresentação de todas as cartas enigmáticas produzidas pelos estudantes, o educador deve fazer o recolhimento das cartas enigmáticas e as guarde, porque elas podem ser usadas em um momento posterior, até mesmo para mostrar para outros estudantes sobre as cartas enigmáticas.

O uso de histórias infantis para a criação de uma carta enigmática

O uso de histórias infantis para ser feito a criação de uma carta enigmática é uma boa opção para ser trabalhada no ensino de escrita com os estudantes, uma vez que eles estão familiarizados com as histórias infantis, as quais são um material que é bastante usado na educação infantil para a instigação para a prática da leitura desde os primeiros anos da infância de uma criança.

Como fazer para ler uma carta enigmática? 

Para fazer a leitura de uma carta enigmática, considerada fácil e prática, é necessário que os estudantes façam a compreensão do significado que compõem a carta enigmática. 

Para isso, além dos estudantes precisarem entender o sentido das palavras presentes na carta enigmática, é preciso que eles compreendam o significados por trás das imagens e dos sons ao ser feita a troca da linguagem não verbal para a linguagem verbal.

Feito isso, será possível fazer a leitura daquilo que é considerado a representação da carta enigmática.

Caso os estudantes não tenham entendido como fazer a leitura da carta enigmática, você, como educador, pode cumprir o papel de ajudá-los a desvendar a simbologia por trás da carta enigmática.

Por exemplo, você pode dar dicas a respeito sobre o significado de uma imagem e até mesmo de um som presente na carta enigmática para que, desse modo, seja facilitado o processo de adivinhação dos alunos sobre o que a carta enigmática representa por meio de sua linguagem não verbal.

Qual é o objetivo da carta enigmática na alfabetização?

O objetivo geral de uma carta enigmática no processo de alfabetização é de desenvolver as capacidades de integração, interpretação, leitura e raciocínio dos estudantes por meio da descoberta e da leitura dos significados dos enigmas de imagens e de sons e, também, das palavras que compõem a simbologia por trás da carta enigmática.

Conclui-se que o uso de cartas enigmáticas no ensino de escrita é de suma importância para o desenvolvimento das capacidades de integração, interpretação, leitura e raciocínio para que, desse modo, os estudantes tenham uma melhor apropriação de suas habilidades, as quais, com certeza, serão usadas em um momento posterior, ou melhor, para toda a vida.

Leave A Reply

Your email address will not be published.