Ideias de atividades com histórias em quadrinhos

0

As atividades com histórias em quadrinhos infantis, se tornam essenciais muito antes de uma criança ter noção de leitura. Elas podem aprender a ler diretamente em um gibi e, futuramente, obterão o senso crítico demonstrado nas tirinhas de Mafalda, Calvin e Haroldo. Desse modo, no futuro, estarão melhor preparadas para vestibulares e demais provas.

Ideias de atividades com histórias em quadrinhos

Fonte/Reprodução: original

O que são as histórias em quadrinhos?

Sobretudo, histórias em quadrinhos infantil é a arte de contar histórias com desenhos que possuam textos em formato de balões, além de serem sempre feitos na horizontal e não na vertical. Normalmente, no Ocidente a leitura é feita da esquerda para a direita, porém, no Oriente, os mangás feitos no Japão e funcionam como histórias em quadrinhos, são lidos da direita para a esquerda.

Pense em um livro com uma variedade de figuras que narram toda uma história, possuem personagens, diálogos, locais e um desfecho para a história. Essa categoria de história comumente apresenta linguagem verbal e não verbal.

Observe que os quadrinistas optam por recorrer a uma variedade de recursos gráficos nessa categoria de história, pois é uma maneira de trazer o leitor para participar da história, fazê-lo se sentir dentro daquela história em questão.

Tipos de histórias em quadrinhos 

Há uma variedade de histórias em quadrinhos infantil, com histórias próprias e variam de gênero para gênero. O principal deles certamente é o infanto/juvenil, onde é possível encontrar as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica que é aclamada até os dias de hoje por contar histórias ricas em comédia, criadas por Maurício de Souza.

Ideias de atividades com histórias em quadrinhos (2)
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, há as histórias em quadrinhos infantil que tratam de temas mais distintos que não somente o humor, mas a mistura deste com política, vida familiar e sátira. Calvin e Haroldo é um grande exemplo disto.

Existem histórias em quadrinhos infantil que narram a história de super-heróis que buscam salvar o mundo de diversos perigos e vilões que surgem continuamente. Há muita ação e conteúdo nessa categoria de história, que costuma atrair os olhares desse público no geral.

O que são as tirinhas das histórias em quadrinhos?

As tirinhas das histórias em quadrinhos infantil se dão pelas questões que costumam dividir muito a opinião dos leitores, pois trata muitas vezes de temas extremamente polêmicos e determinadas pessoas podem gostar e outras desgostar. 

O comic strips são tirinhas de banda que se caracterizam especificamente por vinhetas que costumam ser publicadas com certa regularidade através de jornais, revistas e atualmente, nas páginas da web e em redes sociais.

Como interpretar as tirinhas das histórias em quadrinhos? 

Observe os elementos que não são verbais, relacione determinado assunto com seus conhecimentos e note que todas as tirinhas costumam cobrar a gramática de seus leitores, além de mostrar uma série de temas importantes.

Desigualdade social, estereótipos, bem como questões trabalhistas são modelos de tirinhas que podem ser utilizadas não somente para buscar a diversão em um leitor de jornais, mas aos leitores de vestibulares. Muitas provas famosas abordam as tirinhas em suas questões para trabalhar a interpretação textual. Inclusive, muitos alunos que realizam determinadas provas ficam confusos ao interpretar as tirinhas de Mafalda criada pelo cartunista Quino e Calvin e Haroldo criado por Bill Watterson.

Para ser possível interpretar as tirinhas presentes em histórias em quadrinhos infantil, requer principalmente o conhecimento de realidade e processos linguísticos que dão determinado sentido, bem como dá um significado na ilustração e falas.

Como a interpretação das histórias em quadrinhos pode ser utilizada em atividades educacionais?

Trabalhar com histórias em quadrinhos infantil em sala de aula, será notório que muitas disciplinas poderão abordá-las com os alunos. História, sociologia, filosofia e português são as matérias que mais costumam trabalhar com essas questões.

Os alunos aprendem a utilizar essa categoria de material, além de compreender e saber como realizar reflexões mais críticas sobre aquele assunto apresentado pelo professor em sala de aula.

Neste caso, o professor pode aplicar atividades que valem nota para interpretar as tirinhas de Calvin e Haroldo ou Mafalda, as mais famosas nesse meio porque tratam de temas políticos misturados com vida cotidiana e geram diversos questionamentos na mente dos alunos.

Sobretudo, o professor terá a oportunidade de trabalhar com as histórias em quadrinho infantil da Turma da Mônica, pois há muitas histórias que são interessantes e tratam de temas atuais mesmo que sejam antigas.

Para que servem os balões de palavras e textos nas histórias em quadrinhos?

À primeira vista, os principais recursos de histórias em quadrinhos infantis se dão pela característica mais notória e essencial: os balões de diálogos ou pensamento de todos os personagens.

No entanto, os formatos desses balões costumam variar, bem como os contornos, formas e até a simbologia utilizada nesses balões costuma a mudar caso o quadrinista vá realizar a utilização de onomatopeias, por exemplo.

Quais os tipos de balões das histórias em quadrinhos?

Outro ponto a ser acrescentado e merece ser mencionado, é a comunicação distinta entre os personagens que ocorrem sempre através de balões que funcionam como caixas de textos com frases. 

Perceba, inclusive, que muitos balões servem para apresentar um pensamento é notório observar os formatos de nuvens, gritos sempre possuirão traços pontiagudos e para um diálogo normal são balões com tracejados.

Quando o balão da história em quadrinhos apresenta uma Onomatopeia?

As historinhas em quadrinhos infantil que exploram muito o recurso de onomatopeias, são aquelas como as da Turma da Mônica onde são perceptíveis estilos de palavras do gênero: “tic-tac” para o som de um relógio ou “cabrum!” para os sons reproduzidos pelos trovões. 

Ou seja, a onomatopeia são todas as palavras que procuram imitar um som e darão maior sentido para as histórias em quadrinhos infantil, mesmo que não haja nenhum balãozinho de diálogo naquela história em específico.

Como os balões de histórias em quadrinhos podem ser utilizados em atividades educacionais?

Os balões de histórias em quadrinhos infantis podem ser usados em atividades que exijam a interpretação textual de todos os alunos em sala de aula, e basicamente significa que eles devem ter atenção no ato de colocar a resposta.

O professor pode optar por colocar diversos balões sem qualquer legenda abaixo, somente com falas ou símbolos com os dizeres de: “Dê o nome aos balões conforme o formato”. O aluno simplesmente deverá interpretar o que se pede para conseguir responder de acordo com o exigido para a atividade.

Outra maneira lúdica de trabalhar com os balões de histórias em quadrinhos infantil, é solicitar que os alunos preencham cada balãozinho de acordo com seu formato proposto. Requer observação e atenção no momento de se iniciar tal atividade, porém, com calma e através das devidas explicações dadas pelo professor, o aluno conseguirá realizar a atividade com total perfeição e de maneira lúdica.

O que podemos aprender com história em quadrinhos?

Sobretudo, observar atentamente a sequência das imagens das histórias em quadrinhos infantil, se dá pela compreensão no que a história quer passar ao leitor, muito antes de uma criança aprender a ler, ela saberá interpretar o que a história quer dizer.

As histórias em quadrinhos infantil, auxiliam a organizar os pensamentos, bem como trabalhar com a capacidade de observação e interpretação das crianças, pois os HQs são os principais responsáveis por desenvolver a criatividade. 

Dessa maneira, uma criança se sentirá encorajada a ler mais e mais textos, mesmo que sejam complexos demais para sua faixa etária, porém, será outro método de estimular a leitura nos pequenos.

Por fim, as histórias em quadrinhos infantil trabalham com a imaginação e criatividade das crianças, adolescentes e adultos que gostam de ler. Muitas crianças praticam a leitura através dos gibis para poderem conseguir ler pela primeira vez, já que todas as falas são curtas e rápidas, além de contar com palavras mais fáceis de compreender.

Ou seja, se torna possível trabalhar em sala de aula com diversos tipos de histórias em quadrinhos infantil para estimular, inclusive, a interpretação textual das crianças, mesmo que não haja nenhum texto elas saberão compreender o que a história quer dizer.

Leave A Reply

Your email address will not be published.