O folclore e as artes populares

0

O folclore e as artes populares constituem os costumes do nosso país, tais como o imaginário popular, e a forma como descrevemos as diversas situações. Criando seres e artes para demonstrar esses ideais. E está presente com bastante força em nosso meio cultura.

O folclore e as artes populares

Fonte/Reprodução: original

O que é folclore?

O folclore é uma forma de manifestação popular, típico de um povo em específico, que pode ser expresso através de danças, ritmos, contos e muitas outras formas. Criar uma forma de descrever diversos acontecimentos ou atos, a maioria vindo da mescla de diversas etnias que se desenvolvem em uma cultura só, algo longo do tempo.

Esse folclore é conhecido em relação às histórias de seres místicos em nosso país, como o Curupira, o boto rosa, e muitas delas têm sua origem em acontecimentos que não conseguiram ser explicados.

O que são as danças folclóricas?

As danças folclóricas, comumente praticado em nosso país, são um conjunto de danças de formas sociais e em praticamente todas executadas em conjunto. 

Geralmente originado de rituais religiosos e muitas vezes mágicos e possui variadas funções, depende de cada região do Brasil, tem uma forma de dança diferente para se comemorar datas  religiosas, homenagens, agradecimentos, forças espirituais, etc.

O folclore e as artes populares (2)
Fonte/Reprodução: original

Existem grandes traços no que diz respeito às vestimentas, a forma de dançar, o que elas significam e como é gerado todo um ritual padrão para efetuar a dança. Que muitas vezes são bem diferentes umas das outras.

Quais os tipos de danças folclóricas no Brasil?

Em nosso país existem várias danças folclóricas, sendo distintas em cada região do país. Na nossa cultura brasileira, essas danças são de extrema importância para descrever as culturas e os povos. Podemos encontrar danças como:

Samba

O samba é um gênero musical, originado pelos povos Africanos, e está relacionada a rodas de dança realizadas na época da escravidão no país, o que deixou esse estilo muito famoso. Nos dias atuais existem diversos artistas famosos que produzem esse estilo de música, sendo um dos principais e mais característicos do nosso país.

Carimbó

Tipicamente Amazônico, o Carimbó, mais encontrado no Pará, vem de uma origem dos agricultores Paraenses, que seria uma identidade do povo sofrido com mãos calejadas e pés descalços, extremamente importante para a nossa cultura. 

O nome dado a dança Carimbó vem originário do Tupi: curi é pau oco e m’bó é furado. Que por sua vez, originou o Tambor chamado Curimbó, que é tocado com as pernas em volta do instrumento.

Bumba-meu-boi

É uma das danças mais famosas no Brasil, bastante popular em todas as regiões, sendo mais forte nas regiões de sua origem, como a região Norte e Nordeste do país. A tradição é uma apresentação em si, sendo dançada, contada e interpretada para descrever a história da lenda de um boi.

Frevo

O Frevo é uma das danças mais agitadas de nosso país, o nome vem do verbo ferver, que descreve bastante o ritmo, pela forma acelerada que se é dançada. O ritmo tem uma grande mistura de passos rítmicos como a marcha e o maxixe, além de ter bastante presença da capoeira também. 

É conhecido internacionalmente, e possui mais de 100 anos de origem. O ritmo musical foi criado em Recife, no estado de Pernambuco.

Forró 

A história do forró marca a cultura regional nordestina, que se espalhou pelo país todo, por ter um ritmo muito contagiante. Derivado do nome “forrobodó” que tem o significado de arrasta pé ou farra e surgiu no século XIX, em Pernambuco, onde eram realizados bailes populares. 

Devido a sua grande consagração no Brasil, esse estilo de dança pode se tornar-se um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Maracatu

Um ritmo do folclore brasileiro que mistura a dança e a música, tem sua origem na época do Brasil colonial, e mistura as culturas Africana, Portuguesa e indígena. Tem uma grande presença de religiosidade, danças bem características, figurinos bastante coloridos e extravagantes. 

Também criada no estado do Pernambuco e está muito presente em cidades como Olinda, Recife e outras cidades. Teve seu surgimento no século XVIII, tendo seu conhecimento mais antigo, datado de 1711.

Baião

Um gênero de dança bastante popular na região Nordeste do nosso Brasil. Nascido na época de 1940 e até hoje tem uma forte influência para os músicos dessa região. Os principais passos de sua coreografia está ligada ao balanceio, o rodopio, passos de calcanhar e passos de ajoelhar. 

Comumente dançado em pares, no qual um parceiro é convidado pelo outro. As mulheres vestem trajes como vestidos de chitas, coloridos e com babados nas saias. Já os homens utilizam calças de brim de cores claras.

O que é a arte popular?

Considerada uma arte de intuição, quando o artista que criou determinada arte, não tem um ofício de inscrição em escolas de artes, mas que veio como uma forma de se expressar alguma sensação ou sentimento, sendo reconhecido esteticamente e artisticamente.

Quais os tipos de arte popular?

Em nosso país existem diversos tipos de artes populares, que caracterizam a sensação de diversas formas. Podemos apontar essas artes como a música, a dança, a pintura, o teatro e a literatura. 

E cada uma dessas tem expressões e características diferentes, que muitas são criadas sem intenções, de forma “popular”, tendo o artista apenas demonstrado em alguma dessas formas, o que ele gostaria de transmitir. E muita das vezes se transforma em algo grande.

Qual a diferença entre a arte folclórica e a arte popular?

Geralmente esses dois termos são usados para complementar o outro, mas existe uma certa diferença entre a arte folclórica e a arte popular. O folclore representa um conjunto de mitos e histórias criadas pelas pessoas geralmente características de alguma região, no qual é criada uma história para algo que não se sabe explicar, ou de boca em boca, se torna conhecida. 

O folclore e as artes populares (3)
Fonte/Reprodução: original

Já a arte popular é produzida também pelo povo, mas tem como objetivo o conjunto de hábitos e costumes de um determinado lugar passado por gerações, com o objetivo de perpetuar a cultura.

Dessa forma podemos analisar que o folclore em si pode ser acrescentado em algumas características da arte popular, já que alguns costumes e hábitos, fazem parte de alguns folclores e tem como objetivo também, fazer com que a cultura continue.

Qual a relação do folclore com a arte popular?

O folclore como um todo é um tipo de arte popular, pois é criada por pessoas sem nenhuma formação artística que é espalhada popularmente entre uma determinada região, e devido aos seus traços se engloba no populismo. Ao analisar o folclore podemos ver diversas danças que se encaixam na arte popular, muitas vezes caracterizadas pelas vestimentas bem distintas e as formas diferentes de passos. O que para expressar um tipo de situação ou emoção, é criado essas formas de arte, que é a principal descrição de arte popular.

As artes e folclores em nosso Brasil são bastante formados pelas expressões que as danças e histórias contam, os costumes que se foi criado para demonstrar alguma situação. 

Nossa formação como país tem origem na junção de diversas etnias diferentes, cada região criou a sua própria forma de se expressar, e em cada estado existem diversas culturas diferentes. Mesmo havendo uma forte influência religiosa, tornou-se uma manifestação popular que cresceu tanto, que independente da religião precursora, é cantado e dançado por pessoas daquela região sem preconceitos sobre suas origens, identidade de um povo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.