Poetas na escola: veja 5 motivos para trabalhar poesia na aula

0

A poesia na escola é um artefato de extrema importância para as crianças. Ela é capaz de estimular os sentidos de jovens ainda em fase de crescimento e melhorar suas percepções de realidade. 

Por conta de todos os recursos linguísticos e estéticos utilizados, a poesia na escola é um instrumento com um potencial imenso de aprendizado, que deve ser explorado por alunos de todas as idades. 

O que é poesia?

Trata-se de um gênero literário conhecido por ser composto por versos e estruturação harmoniosa. Além de sua estrutura, a poesia é considerada, no sentido figurado, tudo aquilo que é capaz de ativar sentimentos, impressionar e sensibilizar com apenas palavras. 

Há alguns componentes formais que constituem um texto com apelo poético, por exemplo, os versos, estrofes e ritmo. Esses elementos são capazes de estabelecerem a chamada métrica da poesia. 

Poetas na escola veja 5 motivos para trabalhar poesia na aula (3)
Fonte/Reprodução: original

A métrica caracteriza-se no emprego dos recursos literários, capazes de diferenciar os estilos de cada poeta. Os considerados versos livres não fazem uso da métrica, assim, o autor é livre para determinar o seu ritmo e criar normas pessoais. Essa categoria de poesia é considerada moderna, pois há um destaque maior de elementos muito usados no modernismo.

Outro modelo que é capaz de gerar autonomia do autor ao escrever é a poesia em prosa. Esse estilo não é construído através de versos, mas tem em seu corpo harmonia, sensibilidade e ritmo. 

Séculos se passaram e até hoje a poesia é considerada um dos instrumentos mais poderosos para expressar sentimentos e sensibilizar pessoas. Na língua portuguesa temos poetas que fizeram  seu nome através da poesia e até hoje são capazes de despertar emoções por meio de suas palavras. Os autores que se destacaram na poesia brasileira são: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Luís de Camões, Hilda Hilst, Cecília Meireles, etc.

Cinco importantes motivos para ensinar poesia na sala de aula?

A poesia na escola é uma peça fundamental para o desenvolvimento das crianças e também serve como incentivo para introduzir os pequenos no mundo da leitura. Mesmo para crianças que ainda não desenvolveram a escrita e leitura, a poesia quando ouvida é capaz de ser apreciada e sentida. Além disso, é uma ótima maneira de evoluir o imaginário infantil e expandir suas percepções. Veja a seguir 5 dos principais motivos para trabalhar a poesia na escola.

Memorização

Trabalhar a poesia na escola estimula de maneira rápida e eficiente a memorização das crianças por meio da apreciação da poesia. Esse gênero textual carrega uma grande carga de sonoridade em suas linhas, repetições e rimas. Por isso, a leitura de poesias além de prazerosa, também consegue formar a memorização dos alunos de seus recursos linguísticos. 

Estimula a oralidade e criatividade

A leitura de poesia na escola incentiva a atenção e as particularidades da oralidade, como entonação, ritmo e acentuação. Essas ferramentas são imprescindíveis para um bom emprego da fala nas situações de oratória para o público. Assim, as crianças desenvolvem uma ótima oratória desde muito cedo para apresentação de maneira clara.

Percepção de ritmos

Os textos de poesias fazem com que as crianças consigam refletir sobre suas pausas, melodia e construção. Com isso, no futuro, é possível que elas dominem esses ritmos fundamentais, a respiração é um deles. 

Sensibilidade da estética

Esse benefício da poesia na escola é fundamental para que a criança saiba diferenciar elementos do mundo simbólico e do mundo real. Por conta disso, a criança saberá diferenciar todo tipo de representação e seus significados em textos. Isso é bastante valorizado, pois no futuro, o aluno será capaz de se expressar artisticamente com a atribuição dos significados.

Construção de metáforas e imagens

Trabalhar a poesia na escola possibilita uma infinidade de benefícios, uma das mais importantes é a construção de imagens, metáforas e associação das palavras. Isso consegue fazer com que as crianças tenham mais curiosidade sobre o mundo que as cerca, além de construir o poder de reflexão de imagens, elementos e textos. 

A poesia pode trazer uma infinidade de benefícios além dos citados acima, ela carrega o dom de enriquecer as palavras de forma lúdica. Deste modo, a poesia na escola poderá ser usada como uma forte ferramenta de ensino, capaz de conduzir os alunos para um maior interesse pela leitura, conhecer cada vez mais autores e participar de oficinas de criação de textos. 

Como ensinar para crianças poemas e poesias?

Cada vez mais a poesia é deixada de lado nas salas de aula do Brasil, porém, ela nunca deixou de ser uma peça fundamental de aprendizagem. Em salas de educação infantil podemos encontrar parlendas e trava-línguas sendo usados, porém, a partir dos anos seguintes esse gênero se perder em meio de textos de informação e histórias concretas, normalmente com algum fundo moral.

Trabalhar poesia na sala de aula é uma chance única de buscar a volta do romantismo e desenvolver inúmeras habilidades na vida acadêmica e pessoal das crianças. Para o professor introduzir um maior material de poesia aos seus alunos é necessário que apresente livros e músicas dessa área.

Poetas na escola veja 5 motivos para trabalhar poesia na aula (2)
Fonte/Reprodução: original

Há uma infinidade de recursos que o professor pode utilizar para ensinar poesia na sala de aula. Cartazes, peças de teatro, pinturas em cadernos e telas e trabalhos coletivos são métodos excelentes para aguçar o interesse dos alunos pela poesia.

A criação de um caderno poético também é muito bem vindo, pois deixará as crianças livres para se expressarem por meio de desenhos que remetem às poesias ouvidas e também escrevam as próprias. Também é possível utilizar métodos alternativos como jogos, atividades matemáticas e mímicas. 

Para realizar as atividades o professor precisará considerar o uso de alguns materiais didáticos como televisão, DVD, aparelho de som, recorte de revistas e sucatas. O importante é usar a maior criatividade possível para que consiga passar a principal mensagem da poesia para os alunos.

Ao final das aulas e projetos, a criança deverá ser avaliada conforme sua participação e desenvolvimento nas áreas de destaque. Todo trabalho com a poesia na escola mostrará o quanto é prazeroso uma boa leitura com rimas e ritmo, além das outras habilidades conferidas pela poesia. 

O que ensina a poesia?

Alguns estudiosos afirmam que a leitura de uma poesia pode ser tão eficaz quanto um livro de auto-ajuda. Isso porque a poesia pode afetar o lado esquerdo de nosso cérebro. Este lado é o que nos dá o poder de armazenar nossas lembranças e momentos vividos. 

De forma lúdica e descontraída, a utilização da poesia na escola pode estimular diferentes áreas do aprendizado infantil, como a interpretação, criação e leitura. Além disso, ela tem a capacidade de despertar emoções até mesmo quando lida ou ouvida por crianças.

A poesia na escola faz com que o aluno exercite e aprenda o significado das palavras e as pontuações empregadas. Isso faz com que sua mente seja expandida e melhore seu vocabulário de forma contínua. 

É importante que a criança tenha contato cedo com o gênero poético, ele pode trazer benefícios até mesmo para os bebês. Apenas a leitura da poesia na escola faz com que o desenvolvimento intelectual dos pequenos funcione mais rápido e melhor. 

Por isso, é sempre bom lembrar que a poesia é uma ferramenta extremamente importante para o aprendizado, mesmo atualmente. É preciso que cada vez mais, professores levem a poesia para escola e dê chance aos seus alunos de ter o maior contato possível com o gênero.

Leave A Reply

Your email address will not be published.