Sites educacionais que ensinam e apoiam

0

O ensinamento de forma rápida se tornou extremamente procurado nos tempos modernos, muitos professores e alunos vão em busca de sites para construir uma didática coerente que muitas vezes era dificultada na utilização de livros. Hoje se tem uma noção maior de aprendizado e uma gama maior de possibilidades para aprender novas coisas em um piscar de olhos.

Sites educacionais que ensinam e apoiam

Fonte/Reprodução: original

Quando um site pode ser considerado educacional?

O site educacional pode ter algumas características em questão, ele deve conter um tipo de metodologia para ensinar algo de forma concreta. Quando se acessa um site educativo, mesmo que não seja de um ensinamento em relação a matérias de escola, pode se ter uma noção de estar adquirindo um conhecimento mesmo que ele não seja destinado a um objetivo.

Muitos sites de curiosidades, por exemplo, mesmo que não seja sobre matérias de humanas ou de exatas, você está adquirindo ali um conhecimento que muitas vezes não sabia. E isso é uma característica que pode considerar um site educacional.

Há especialidades de ensino dos sites educacionais? 

Muitas das vezes, esses portais podem sim ter alguma especialidade, seja ela sobre matemática ou português, no qual todo o conteúdo é destinado apenas àquela matéria em questão. E na maioria das vezes, se procura algo específico, os sites que atendem apenas a uma tipo de coisa, pode te mostrar mais vantagens aprendendo aquele tema, pelo fato de toda a estrutura ser destinada apenas aquela matéria.

Existem vários sites também com conteúdos diversos, como o Portal do Professor, que foi projetado pelo governo para facilitar a vida dos professores, dando exemplos e materiais para a criação de suas aulas em sala.

Quais tipos de apoio um site educacional oferece aos usuários?

O site educacional pode dar o privilégio a professores e alunos de aprender diversas coisas sem sair de suas casas. Em tempos difíceis e com difícil acesso às escolas para algumas pessoas, isso tem uma grande vantagem. Muitos deles podendo ser acessados com uma mensalidade, e o usuário tem acesso não só do conteúdo, mas ao suporte que ele pode oferecer, conversando com professores para tirar dúvidas via videoconferência.

Como um site educacional apoia os educadores?

Além dos sites focados em usuários que estão iniciando algum aprendizado, os sites educacionais também têm suas áreas apontadas para os educadores. Oferecendo módulos de ensino para ser aplicado em sala de aula, ou a graduação de alguma especialidade que aquele educador procurava saber.

Muitas didáticas que vemos hoje nas escolas tem origem dos sites, os professores conseguem captar aulas prontas, consegue visualizar outras possibilidades de ensino, e tem a liberdade de estarem sempre se renovando e aprendendo novas áreas de sua carreira.

Como um site educacional apoia os alunos?

A maioria dos sites educacionais, por sua parte, são direcionados aos alunos, visto que o número é maior. Eles oferecem total suporte ao usuário como aluno. Com a origem de grandes plataformas como o Descomplica, que ensina alunos de todo o Brasil pagando um valor certamente baixo pelo que oferece.

Muitas vezes esses suportes podem vir de vídeo chamadas para tirar dúvidas, podem surgir de correção de atividades após o ensinamento da matéria, pode vir através de teste como provas para que seja analisado se o aluno está conseguindo absorver o conteúdo. Essas provas podem ser feitas durante um prazo que o site estipula para simular um tempo de sala de aula, isso faz com que aumente o raciocínio dos usuários pelo fato de terem uma limitação de tempo a ser cumprido.

No Brasil, quais são os melhores sites educacionais?

Existem diversos sites educativos no Brasil, muitos deles de forma gratuita para os usuários. Podemos citar alguns deles para que possa estar acessando e iniciando  um aprendizado ou procurando uma solução para suas aulas sendo eles:

1)Portal do Professor:  É um espaço criado pelo próprio MEC para trocar experiências entre os professores que estão dando aula no ensino médio e fundamental. Um espaço completo com recursos e orientações para criar uma aula, por exemplo, muitos vídeos e textos que podem ser usados pelos educadores.

2)Clube do Professor: Esse foi projetado como se fosse uma biblioteca virtual, no qual você vai encontrar todo tipo de conteúdo destinado aos educadores para utilização em sala de aula.

3)Brasil Escola: Considerado um dos maiores sites sobre ensinamento no Brasil, criado em 2002, com o objetivo de auxiliar alunos nos seus estudos, oferecendo ensinos no desenvolvimento de trabalhos, dúvidas acerca de alguma matéria, e muita fixação de exercícios.

4)Escola Kids: Este site é destinado para os estudantes de ensino básico, é praticamente um filho do Brasil Escola, mas para alunos até o seu quinto ano.

5)Leitura Diária: Esse basicamente não é um portal de ensino, mas nele você consegue acessar um acervo digital muito grande de contos, poemas, religiosidade, romances de diversas formas. Isso pode tanto ser útil para alunos quanto para professores acharem um bom livro para recomendar a leitura. Para estar tirando de base alguns pensamentos de livros filosóficos que estão armazenados no site, utilizando os mesmos como um princípio para criar um trabalho, seja ele na escola ou na faculdade.

Quais diferenciais considerados entre os diversos sites educacionais?

Existem diversos sites educacionais hoje em dia hospedados no nosso país, muitos deles com características distintas. Alguns são portais de alunos, outros portais de professores. O que diferencia de cada é o motivo pelo qual você está procurando aquele site, se ele te atende da melhor forma, e se ele ensina o que você quer aprender. Então em sua diversidade, se entende que cada um tem um propósito para um tipo de coisa.

Como identificar o melhor site para seu aprendizado ou apoio escolar? 

Para uma fácil identificação de um bom site, você deve explorar a internet entrando nos mais diversos sites sobre o assunto que procura. Isso vai fazer com que teste cada um deles, e entenda qual faz mais parte do seu perfil e se a didática do mesmo está te instigando a aprender tal assunto.

Quais são os sites que podem ser considerados grandes apoiadores da educação brasileira?

Um dos sites considerado precursor na modalidade de ensino digital é o Brasil Escola. Que está no ar desde 2002, o que torna ele um portal com muita informação para alunos e professores de todas as idades, devido a estar todo esse tempo em aberto, ele conseguiu armazenar muitas informações novas e conseguiu abrir portas para muita gente. Ensinando diversos assuntos.

Com a modernização do ensino, muitas pessoas que não conseguiam aprender coisas novas por conta do difícil acesso, hoje conseguem ter o privilégio de tudo sem que precisem se locomover de casa. Hoje a realidade do ensino está toda focada no digital, muitos cursos são abertos diariamente, muitos portais estão disponibilizando novas coisas, novos materiais, novas formas de ensinar e de aprender.

Comparando com o ensino antigo, hoje nós podemos visualizar um conteúdo de forma muito mais rápida, podemos consultar dúvidas com professores online, com didáticas novas e aprender muito mais em menos tempo que antigamente. Pois tudo está na palma da sua mão, nem de um computador se precisa mais, apenas uma internet, um celular com acesso e muita força de vontade de aprender coisas novas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.